fbpx

Dieta para Emagrecer

Descubra como poderá perder até 6 quilos em apenas 30 dias com esta dieta para emagrecer!

Bem sei que quando pensamos em dieta, os primeiros sentimentos que surgem são de sacrifício e de desmotivação… além de que começamos logo a pensar que não temos tempo para dietas e muito menos para cozinhar de forma saudável. Entre o trabalho, as tarefas domésticas, a escola e as atividades extra-curriculares das crianças, o tempo parece voar e os doces ou a Fast-food são tentações enormes. No entanto, uma dieta para emagrecer não tem de ser tão exigente assim. Tudo se resume a pequenas alterações dos nossos hábitos e a alguns momentos de controlo sobre as nossas tentações!

Assim, vou partilhar convosco várias dicas para que consigam finalmente implementar a vossa dieta para emagrecer. Antes de começarmos, importa perceber como é que funciona o nosso corpo e como é que afinal se pode emagrecer. É muito simples, tudo se resume a calorias – sei que isto não é novidade, mas mais do que as calorias, ou as calorias que ingerimos, o que importa é o nosso balanço calórico. Isto é, temos de perceber até que ponto, no nosso dia-a-dia, ingerimos ou consumimos mais calorias. Se ingerirmos mais calorias do que aquelas que consumimos, então é mau sinal, porque essas calorias extra vão armazenar-se no nosso corpo sob a forma de gordura – aquela que tanto queremos eliminar. Por outro lado, se consumirmos mais calorias do que aquelas que ingerimos, então muito bem, porque vamos estar a consumir as calorias que ingerimos mais aquelas que o nosso corpo armazenou sob a forma de gordura, e assim, vamos emagrecer!

Não se esqueçam que antes de fazer qualquer tipo de dieta, devem falar com o vosso médico ou nutricionista para garantir que reúnem todas as condições de saúde para fazerem uma dieta de emagrecimento.

dieta para emagrecer

As doses certas para emagrecer

Antes de mais, vamos olhar para os valores de nutricionais recomendados e depois partiremos para a dieta em particular.

Como já devem ter visto no rótulo de várias embalagens de alimentos ou bebidas, existem valores de referência que devem ser cumpridos. Regra geral, se seguirem esses valores de referência, com um estilo de vida perfeitamente normal, conseguirão manter o vosso balanço de calorias equilibrado. Ou seja, nem engordam nem emagrecem. Na tabela seguinte, apresento-vos os valores de referência diários para uma mulher adulta saudável:

Energia (Kcal)2000
Proteínas (g)50
Hidratos de Carbono (g)260
Açúcar (g)90
Gordura (g)70
Gorduras Saturadas (g)20
Sal (g)6

Agora que já conhecemos as doses diárias recomendadas, talvez seja boa ideia traduzir essa informação em dados prático. Por esse motivo, na próxima tabela, encontram as medidas que devem ingerir dos vários alimentos que constituem uma dieta saudável. Para essas medidas, utilizarão o tamanho da vossa mão, de modo a que ingiram a quantidade mais recomendada ao vosso corpo e às vossas necessidades. Tomem então nota da próxima tabela para que a possam consultar sempre que forem comer ou cozinhar:

AlimentosPorção
Hidratos de carbono como cereais, arroz, massa ou batata (incluir uma porção em cada refeição principal e assegurar que que não ocupa mais do que 1/4 do prato)Uma mão fechada
Proteínas como carne, peixe, tofu, ou leguminosas (tentar ter uma porção em cada refeição)A palma da mão
Queijo (como um snack ou parte de uma refeição)Dois polegares
Nozes ou sementes (como um snack ou parte de uma refeição)Uma mão em concha
Manteiga ou semelhantes (não mais do que 2 vezes por dia)A ponta do polegar
Bolos como queques integrais (como uma exceção)Dois dedos

 

5 refeições que a farão esquecer que está de dieta

Agora que já percebemos como é que funciona o emagrecimento e quais são as doses diárias recomendadas para uma mulher saudável, vou apresentar-vos uma proposta de 5 refeições para que consigam concretizar a vossa dieta para emagrecer. Tenham em mente que é recomendável comer mais vezes ao dia e em menores quantidades

Pequeno Almoço

É importante começar o dia com um bom pequeno almoço, e esse pequeno almoço deve incluir proteínas. Escolham alimentos como ovos, salmão fatiado, fiambre, ou lacticínios. Isto porque o nosso corpo consome mais calorias para digerir proteínas do que para digerir hidratos de carbono. Assim, com um pequeno almoço rico em proteínas, além de se sentirem sem fome durante mais tempo, o que vos fará ingerir menos calorias, aumentarão o vosso consumo de calorias de forma simples.

Como sugestão, experimentem colocar na vossa torrada ovos mexidos em vez da manteiga! É simples, rápido e trará um efeito muito positivo.

Se pretenderem mais alternativas, podem procurar aqui receitas ótimas para pequenos almoços ricos em proteína.

dieta para emagrecer pequeno almoço ovos

Lanche da Manhã

Experimentem substituir o vosso lanche da manhã… em vez do tradicional pastel de nata, croissant, ou mil folhas, tentem comer bolachas à base de aveia (2 ou 3), nozes, fruta ou palitos de legumes.

bolacha de aveia para emagrecer em dieta

Almoço

No almoço, devem selecionar uma mistura de proteínas magras e hidratos de carbono ricos em amido. Os alimentos ricos em hidratos de carbono fornecem energia, e na ausência destes, sentirão a tradicional quebra a meio da tarde que vos fará procurar outro tipo de alimentos menos saudáveis. Assim, devem escolher hidratos de carbono que produzam um aumento constante do açúcar no sangue, o que significa passar de alimentos açucarados e brancos, para cereais integrais e ricos em fibras que ajudam a controlar os apetites da tarde. 

Experimentem uma sandes de pão de centeio com salmão e com muita salada! Vão sentir-se saciadas e satisfeitas durante toda a tarde.

Caso pretendam, podem explorar mais receitas de almoços saudáveis aqui!

sandes de salmão para almoço de dieta para emagrecer

Lanche

A hora do lanche também é conhecida como a hora dos pecadores. Resistam a essa tentação e em vez de um doce, escolham uma porção de frutos secos combinados com nozes ou sementes sem sal. Ficaram com os níveis de proteínas e gorduras saudáveis repostos até à hora do jantar!

lanche de frutos secos dieta para emagrecer

Jantar

Ao jantar, vão querer reduzir ao máximo nos hidratos de carbono. A minha sugestão, é que preparem metade de um prato com salada variada e colorida, regada com um fio de azeite. Com a salada comam carne ou peixe como o salmão ou a cavala. O vosso corpo vai utilizar essas proteínas e gorduras saudáveis para se regenerar e recuperar – vão sentir a diferença no vosso cabelo e na vossa pele!

Se quiserem mais receitas como esta, procurem aqui!

carne e salada jantar dieta para emagrecer

A dedicação e a persistência são as chaves do sucesso!

Experimentem estas dicas e confirmem que em 30 dias vão perder até 6 quilos! Mantenham-se focadas no vosso objetivo, e tentem adotar estilos de vida mais ativos – com isto não digo que tenham de ser atletas profissionais… mas façam coisas simples como escolher as escadas em vez do elevador e estacionar o carro mais longe do supermercado. São pequenas diferenças que vos vão ajudar imenso.

Estou ansiosa para saber como correram as vossa dietas! Digam o que acharam nos comentários ou mandem-me mensagens para o Whatssapp! Também gostava que me dessem mais receitas e que partilhassem comigo as fotos das vossas reefeições!

Deixe um comentário

× Como poso ajudar?